O vinho é presença garantida de longa data nas mesas do mundo todo. Junto a tanta história, surgem diversas relatos em torno da tão apreciada bebida. Será que tudo que se ouve a respeito dos vinhos é verdade ou são mitos? Nós separamos algumas das principais curiosidades sobre os vinhos e as lendas em torno de algumas delas.
O vinho realmente faz bem para a saúde?
Verdade. Entre todas as bebidas, o vinho é hoje o mais favorável à saúde. Isso se bebido de forma moderada, regularmente e junto das refeições. Os polifenóis, componentes naturais encontrados na casca e na semente da uva, possuem ação antibiótica, antioxidante e previnem a formação de placas de gordura nas artérias, além de reduzirem o colesterol ruim (LDL) e aumentam o “colesterol bom” (HDL).
Os melhores vinhos são os mais antigos, as reservas?
Mito. São poucos os vinhos que conseguem envelhecer com a qualidade e o sabor desejável e isto porque a maioria dos vinhos tem um prazo de validade. O vinho tinto tem validade de 4 a 5 anos, o vinho branco, 2 anos e o vinho rosé, 1 ano. Os vinhos jovens apresentam sabores mais dinâmicos e frutados, os vinhos mais velhos ostentam um paladar mais maduro e aveludado.
Os melhores vinhos são os mais caros?
Mito. Este é um dos mitos mais comuns em torno do vinho e não poderia estar mais errado. O preço dos vinhos varia porque o seu produtor ou sua marca ganham uma reputação elevada (através de premiações e campanhas de publicidade, por exemplo) sua fama acaba sendo refletida diretamente no preço da garrafa. O segredo é procurar por marcas menos conhecidas e experimentar. Você vai se surpreender com o excelente sabor e o preço baixo!
O vinho ajuda na prevenção do câncer?
Verdade. O hábito de beber vinho junto com as refeições, de maneira moderada, diminui em 20% as chances de desenvolver qualquer tipo de câncer. Isso se deve aos polifenóis que agem bloqueando tanto o início como o crescimento e disseminação da doença.
O vinho rosé é obtido através da mistura de vinho tinto e vinho branco?
Mito. O vinho rosé é originado através de uvas tintas, porém, a sua produção implica em pouco contato com as películas das uvas e o vinho não chega a ficar tinto e sim com um aspecto rosa claro.
Suco de uva tem os mesmos benefícios para a saúde que o vinho?
Mito. O álcool presente no vinho faz com que os polifenóis sejam absorvidos em maior quantidade pelo organismo, mesmo que ambos tenham a mesma quantia de vinho e suco de uva.
A quantidade ideal de consumo para cada pessoa é a mesma?
Mito. A quantia ideal depende da capacidade de cada um de metabolizar o álcool. Além disso, existe uma diferença entre o organismo de homens e mulheres. Um homem pode consumir até 300 ml de vinho por dia, enquanto para mulheres são 200 ml diários, o que equivale a menos de uma taça por dia.
Peixe só se come com vinho branco?
Mito. Que o gosto do tanino (presente na maioria dos vinhos tintos) junto à carne de peixe combinados, formam um gosto desagradável e meio metálico na boca é verdade. Mas tanto o mundo dos vinhos quanto a quantia de peixes são muito grandes para não haver combinações possíveis. Peixes mais untuosos e encorpados (como o bacalhau ou o salmão) podem harmonizar facilmente tintos de taninos leves, como os Pinot Noirs da Borgonha ou os Gamays de Beaujolais.
Na Europa, você encontra vinho em todas as esquinas?
Verdade. A Europa é um continente pequeno, e em quase todos os seus países se faz vinho. A Europa inteira tem pouco mais de 10 milhões de quilômetros quadrados de extensão e quase cinco milhões de áreas com vinhedos (dados de 2000), ou seja, Quase 50% da Europa é de vinhedos, e não pessoas!
Agora que desvendamos todos esses mistérios, podemos voltar ao que realmente interessa: desfrutar de uma maravilhosa taça de vinho sem preocupação!
Av. Augusto Stresser, 1320 - Fone: (41) 3362-2265 / Whatsapp: (41) 99655-9971
Horário de funcionamento:
Segunda à sexta das 10 às 19hs
Sábado das 09 às 18hs